Sono Infantil

sono infantil

Queixas quanto a problemas de sono são bastante comuns na infância. O sono infantil é importante não só para o descanso, mas também para um desenvolvimento saudável tanto físico quanto mental. No entanto, a falta crônica de sono pode ocasionar, além do cansaço, hiperatividade, alterações de humor e distúrbios do aprendizado.

 

Importância do sono infantil

 

O sono da criança tem suas particularidades e, assim, ao longo do crescimento vai se tornando mais próximo ao do adulto. Portanto, é importante conhecer o padrão de sono esperado de acordo com a idade. Dessa forma é possível conciliar as demandas diárias da criança com um período de sono adequado.

 

Nos primeiros meses de idade, o relógio biológico ainda é imaturo e a criança tem períodos de sono de 3 a 4 horas, intercalados com 1 a 2 horas acordada. Por isso é comum despertarem brevemente entre três e seis vezes por noite. Entretanto, a partir dos três meses de idade, a criança começa a desenvolver a capacidade de dormir sem auxílio e voltar a dormir quando acorda durante a noite. Então, por volta do sexto mês, o sono noturno já se consolidou e conseguem ficar de cinco a seis horas sem mamar.

 

Veja também:

 

Criar o hábito de dormir de forma adequada na infância é essencial para uma boa qualidade do sono. Além disso, ter uma rotina e ritual de sono indicando que a hora de dormir se aproxima (respeitando o relógio biológico) podem ajudar. Desse modo, possibilita que a criança tenha um adormecer natural, uma duração de sono adequada e um despertar espontâneo.

 

Mudanças na rotina como, por exemplo, viagens, discussões entre os pais ou outros eventos estressantes, costumam afetar o sono infantil. Assim, podem causar transtornos como bruxismo, terror noturno entre outros. Nestes casos, medicamentos homeopáticos podem trazer bons resultados.

Saiba Mais

Sobre

Elm é uma árvore imensa e forte, sua essência floral promove firmeza e dedicação quanto ao propósito de vida e atuação no mundo.

 

Foi através da busca e concretização de seus propósitos pessoais e profissionais que o casal de pediatras Paulo e Mariângela fundaram a Clínica Elm. Desde o início do consultório, há mais de 20 anos, eles perceberam que se identificavam com a puericultura, e procuravam orientar as famílias na construção de um estilo de vida saudável.

Entre em contato