Rinite Alérgica

rinite alergica

Rinite alérgica é uma inflamação crônica da mucosa do nariz provocada por exposição à substâncias alérgenas (inalatórias ou alimentares).

Embora tenha caráter hereditário, os pais não precisam necessariamente ter como manifestação alérgica a rinite. Desse modo, podem apresentar outras alergias como, por exemplo, asma ou dermatite.

Veja também:

A rinite alérgica pode iniciar em qualquer idade. Além disso, mesmo substâncias antes bem toleradas podem vir a desencadear alergia em qualquer fase da vida.

Sintomas, diagnóstico e tratamento de rinite alérgica

Os sintomas mais frequentes são coriza, obstrução nasal, espirros e coceira. No entanto, tosse persistente, dores de cabeça, roncos noturnos, coceira e vermelhidão nos olhos também podem ser indicativos de rinite.

O diagnóstico é essencialmente clínico, mas, em alguns casos, exames complementares podem se fazer necessários. Dessa forma, a partir de dois anos os testes alérgicos podem ser realizados para identificar a causa. Eles podem ser feitos através de um exame de sangue ou então de um teste cutâneo.

Parte fundamental do tratamento é procurar afastar os agentes desencadeantes. Sem dúvida, muitas pessoas podem apresentar melhora significativa apenas com essa simples medida. Naqueles casos que necessitam de medicamentos, a homeopatia pode ser de grande ajuda.

Sobre

Elm é uma árvore imensa e forte, sua essência floral promove firmeza e dedicação quanto ao propósito de vida e atuação no mundo.

Foi através da busca e concretização de seus propósitos pessoais e profissionais que o casal de pediatras Paulo e Mariângela fundaram a Clínica Elm. Desde o início do consultório, há mais de 20 anos, eles perceberam que se identificavam com a puericultura, e procuravam orientar as famílias na construção de um estilo de vida saudável.