Endocrinologia Pediátrica

A endocrinologia pediátrica é a área da medicina que estuda o funcionamento das glândulas endócrinas. Além disso, analisa como elas se relacionam entre si e com os demais sistemas do nosso corpo.

 

Desse modo, as glândulas são responsáveis pela produção de hormônios desde o período gestacional e são essenciais para o desenvolvimento adequado do feto.

 

O que a endocrinologia pediátrica trata?

 

O endocrinologista pediátrico é o médico que trata das alterações hormonais que ocorrem desde o nascimento até o final da adolescência. Assim, o diagnóstico e tratamento das disfunções hormonais é baseado na interação de conhecimentos pediátricos e de endocrinologia.

 

No entanto, é importante destacar que durante a fase de maturação (período neonatal, infância e adolescência) alterações hormonais podem prejudicar o metabolismo, assim como o crescimento e o desenvolvimento do organismo.

 

Veja também:

 

Cada pessoa tem seu tempo para crescer e amadurecer. Portanto, para uma avaliação adequada, deve-se considerar aspectos específicos de cada fase do desenvolvimento e individualizar o atendimento.