Dietas vegetarianas são adequadas à saúde?

Dietas vegetarianas são adequadas à saúde?

É muito comum as pessoas ficarem inseguranças quando optam por adotar uma dieta vegetariana. Isto geralmente ocorre por conta de alguns mitos em relação ao vegetarianismo. O principal deles vem da falsa ideia de que os alimentos de origem animal são as únicas fontes completas de proteínas.

É verdade que se considerarmos os alimentos de origem vegetal consumidos por grande parte das pessoas, ocorre uma deficiência não só de proteínas, mas também de outros nutrientes como ferro, cálcio e zinco entre outros, que acaba sendo remediada com a inclusão de carnes, ovos, leite e derivados. Entretanto, esta deficiência se deve a uma dieta mal elaborada.

Atualmente vários estudos tem demonstrado que a dieta vegetariana, quando composta por alimentos vegetais ricos em nutrientes como leguminosas, verduras, legumes, frutas e oleaginosas consumidos com variedade; além de ser segura , também pode ter um efeito protetor contra doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial entre outras.

É importante salientar que uma dieta adequada é aquela que supre a quantidade de calorias e nutrientes necessários, sem excessos, seja ela onívora, ovolactovegetariana ou vegetariana estrita. Ou seja, o que realmente vale é a escolha dos alimentos que vão compor dieta e não a dieta em si.