Crianças Vegetarianas

Crianças Vegetarianas

Estudos recentes comprovam que a alimentação vegetariana bem planejada não oferece riscos à saúde das crianças. Apesar disso, esse tema ainda gera muitas dúvidas nas famílias.

Assim como qualquer criança, as crianças vegetarianas devem ter a sua dieta orientada e um acompanhamento cuidadoso do seu crescimento e desenvolvimento. Porém, alguns pontos merecem mais atenção, como a suplementação da vitamina B12 e a combinação dos alimentos, que pode potencializar ou inibir a absorção de nutrientes.

Para garantir que a criança tenha uma alimentação saudável e completa, a família deve oferecer alimentos integrais diversificados e as refeições devem conter os diferentes grupos alimentares: frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais, tubérculos e oleaginosas.

Se detectada alguma deficiência nutricional, o caso deve ser analisado individualmente de forma a compreender a origem da deficiência e fazer ajustes na alimentação para que isso se equilibre. Em algumas situações pode haver necessidade de suplementação.