Aleitamento Materno

aleitamento materno

A recomendação atual é que o aleitamento materno seja mantido de forma exclusiva até o sexto mês de idade e pelo menos até dois anos, mas acompanhado de outros alimentos.

 

Benefícios do aleitamento materno

 

Já é bem conhecido de todos o seu efeito na proteção contra doenças infecciosas. No entanto, atualmente sabemos que suas vantagens vão muito além, proporcionando, assim, vários benefícios a curto e longo prazo. Nesse sentido, vão desde um melhor desenvolvimento neurológico, assim como fortalecimento da flora intestinal e do sistema imunológico e proteção contra alergias. Além disso, atua até como fator preventivo contra determinadas doenças do adulto como, por exemplo, diabetes e obesidade, entre outras.

 

Veja também:

 

Portanto, o ideal é que o aleitamento materno seja iniciado já na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, se as condições da mãe e do bebê assim permitirem. Esta prática não só ajuda na descida do leite, mas também libera hormônios que atuam na contração uterina, diminuindo o sangramento pós parto e, por consequência,  o risco de anemia para a mãe. Além disso, outro benefício é que, ao possibilitar o contato pele a pele, favorece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Assim como ajuda na formação da flora bacteriana da criança através da transmissão de bactérias boas, importantes na proteção contra infecções.

 

Alimento para o bebê

 

A composição do leite materno se adapta perfeitamente à necessidade da criança, pois modifica-se ao longo do tempo e até mesmo dentro de uma mesma mamada. De fato é incontestável a evolução das fórmulas infantis nos últimos anos, mas é preciso entender que, ainda que se aproximem do leite materno, elas não o substituem sem prejuízos.

 

Por isso é muito importante que a mãe estabeleça uma relação de confiança com o pediatra, a fim de discutir suas dificuldades na técnica da amamentação, prevenindo intercorrências como fissuras mamárias, por exemplo. Além disso, também pode encontrar apoio nas demandas de origem emocional, muito comuns nesta fase.

Saiba Mais

Sobre

Elm é uma árvore imensa e forte, sua essência floral promove firmeza e dedicação quanto ao propósito de vida e atuação no mundo.

 

Foi através da busca e concretização de seus propósitos pessoais e profissionais que o casal de pediatras Paulo e Mariângela fundaram a Clínica Elm. Desde o início do consultório, há mais de 20 anos, eles perceberam que se identificavam com a puericultura, e procuravam orientar as famílias na construção de um estilo de vida saudável.

Entre em contato